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Box Dvd Os Filósofos E A Educação 2

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Características principais

Nome do filmeColeção Os Filósofos E A Educação 2
Diretor do filmeEditora Cedic
Formato do filmeDVD
Resolução de vídeoHD
Quantidade de discos4

Outras características

  • Áudio: Português

  • Gênero: Documentário

  • Companhia produtora: Editora Cedic

  • Formato: Físico

Descrição

2 Coleções de DVDs Os Filósofos e a Educação 1 + 2 - Original

O que os filósofos têm a dizer aos educadores? Muito. A começar por ajudar na compreensão dos papéis do professor e no desenvolvimento dos alunos, os limites e as potências de sua atuação, além de o que fazer para melhorar suas práticas educacionais e pedagógicas.

Esta coleção traz um dos filósofos e educadores mais reconhecidos do Brasil, Antonio Joaquim Severino, doutor em Filosofia e professor titular da Faculdade de Educação da USP, falando das inestimáveis contribuições de alguns dos mais importantes pensadores da história.

DVD 1 - Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino
Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino
Embora Santo Agostinho se vincule à tradição platônica, de caráter idealista, e Santo Tomás de Aquino retome a tradição aristotélica, de caráter realista, suas concepções de educação convergem quanto a sua finalidade, que é aquela de formar o cristão.

Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino constituem os pilares da escolástica, essencialmente uma pedagogia fundada na teologia cristã e que se constituiu ao longo da Idade Média. Ambos os filósofos estão na base doutrinária da pedagogia do cristianismo e ainda têm profunda influência na pedagogia laica contemporânea.

Em meio o começo da era cristã, o crescimento do Império Romano fez com que a filosofia grega, o pensamento judaico e o Cristianismo se encontrassem.

Foi em meio a isso, com inúmeras tendências filosóficas e teológicas, e com o surgimento diversas seitas, que vamos nos maravilhar com a contribuição que Santo Agostinho deixou para nós.

Em sua constante busca pela verdade, Santo Agostinho sempre foi bastante curioso e se encontrou no Cristianismo, tornando-se até bispo em Hipona.

Já Santo Tomás de Aquino se empenhou na construção de uma maravilhosa obra teórica, na qual ele realiza uma releitura e uma reescrita das teses que Aristóteles sustentava, tentando demonstrar que não são teses asteísticas.

Santo Tomás de Aquino carrega sempre uma religiosidade incrível. Teve uma vida breve, porem, muito produtiva. Foi o grande influenciador da Igreja Católica, no século XIII.

Conteúdo:
- Cristianização do Platonismo e do Aristotelismo
- Escolástica
- Relação entre fé e razão
- As teorias de conhecimento de Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino
- O agir em conformidade com a essência
- Educação como purificação
- Educação como ação de levar o homem à plenitude de sua essência
- A formação do homem espiritual

Duração aproximada: 23min

DVD 2 - Karl Marx
O pensamento de Karl Marx exerce profunda influência nas mais diversas áreas da atuação humana, desde na filosofia, na economia e na sociologia, até na educação. Sua filosofia é uma análise sobre a dimensão política da sociedade.

Traz implícita uma proposta político-pedagógica que reconhece que o papel mais importante da educação não é o desenvolvimento individual, mas o de colaborar para a transformação da sociedade em suas dimensões política e econômica

Karl Marx foi um grande filosofo, economista e cientista social. Por ser muito radical, acabou sendo expulso de diversos países da Europa.

O pensamento de Marx influencia na área da filosofia, economia, sociologia e até na educação. Tal pensamento deve tentar ser compreendido de acordo com o contexto social do século XIX, que teve como marco a consolidação do capitalismo industrial, que mudou o nosso formato de vida social.

Conteúdo:
- Materialismo histórico e dialético
- Categorias marxistas
- Filosofia da práxis
- Superação do capitalismo
- O papel da Educação

Duração aproximada: 22min

DVD 3 - Jean-Jacques Rousseau
Em uma época em que a filosofia tratava do homem como um ser abstrato, Rousseau propõe uma visão radicalmente diferente e passa a pensar o homem como um ser concreto e histórico.Preocupado com a felicidade dos seres humanos, busca saber o que torna infeliz o homem, que julga nascer feliz e em harmonia com a natureza.

Rousseau acredita que a sociedade e suas regras corrompem o homem, e faz uma proposta concreta e sistemática de como a convivência social pode se dar sem violentar a liberdade, a consciência e a criatividade do indivíduo. Para ele, a Educação está no centro dessa construção.

Na área da tradição filosófica, Rousseau tem um papel de extrema importância, através da sua contribuição pessoal.

Por volta do século XVIII a filosofia via o homem como um ser abstrato, porem, Rousseau é oposto, e diz que o homem é um ser concreto e histórico.

De acordo com o filosofo, o homem nasce bom, perfeito e puro, completamente ligado á natureza; porem, a partir de seu convívio em sociedade, ele se transforma por conta de seu progresso intelectual e racional e isso o perturba.

Conteúdo:
- Revolução filosófica: o homem concreto
- O homem e a natureza
- Contrato Social
- Naturalismo e antropocentrismo
- Emilio: uma proposta de Educação
- Rousseau e a educação contemporânea

Duração aproximada: 22min

DVD 4 - René Descartes
René Descartes introduz as bases da ciência e da filosofia modernas, bem como lança as referências de uma nova educação, aquela baseada no conhecimento objetivo da realidade.

Trata-se do conhecimento científico metódico e criticamente estabelecido, mediante o qual se conhece também o modo de agir, o caminho adequado da ação.

Na época, Descartes era um jovem rico, pertencente a alta da sociedade francesa, obviamente, não precisava fazer muito esforço para garantir sua sobrevivência. Sendo assim, frequentou os melhores colégios daquela época, estudou Direito e Filosofia, porem, se sentia insatisfeito.

Foi a partir de então, que ele resolveu construir uma nova filosofia, com desafios surpreendentes, buscava a verdade e a defesa de valores escolásticos. Ele não era ateu, tinha como objetivo mostrar as leis que a natureza tinha, que todos deveriam ter conhecimento, e uma certa autonomia com relação á Deus.

Descartes não se importa da onde ou de quem vem o conhecimento. Mas viveu em busca de respostas, para isso, colocava tudo em duvida. Para ele devíamos duvidar de tudo, pois ate nossos sentidos podem acabar nos enganando.

Conteúdo:
- Um método seguro para o conhecimento da verdade: Discurso do Método
- Dualidade do homem: corpo e espírito
- Penso, logo existo
- A extensão dos corpos e a substância divina
- Bases da ciência e filosofia modernas
- Educação baseada no conhecimento objetivo da realidade

Duração aproximada: 22min

ISBN: 9788575303399
Embalagem contendo 4 DVDs + 1 livro texto que é um resmo dos dvds
Editora: Cedic
Ano: 2009
Edição: 1ª
Acabamento: Brochura
Formato: 21 x 28cm
Idioma: Português
páginas: 36

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A Coleção Os Filósofos e a Educação apresenta ao professor, sociólogos e filósofos, a compreensão dos Papéis dos Filósofos, para o Desenvolvimento Cognitivo dos alunos, os limites e as potências de sua atuação, além de trazer importantes Temas para o Trabalho Pedagógico do professor do ensino fundamental e médio.

Portanto, a Coleção Os Filósofos e a Educação aborda para as Práticas Educacionais, a Filosofia em toda a sua essência e saberes, desde Sócrates até Gramsci, de forma maneira significativa e prazerosa.

Especificação da obra:

A Coleção Os Filósofos e a Educação acompanha 1 Livro e 04 DVDS, que trazem:

DVD 01 - SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES:
Sócrates, Platão e Aristóteles inauguram a filosofia ocidental. Afirmam a condição do homem como estando fundada numa essência, imutável e eterna, perfeita em si mesma, mas comprometida por seu vínculo à matéria. O pensamento desses filósofos gregos está profundamente ligado à educação. Sócrates faz uma defesa intransigente do conhecimento, Platão apresenta a perfeição do mundo das ideias e Aristóteles acredita que a educação é a transformação em ato das potencialidades dos homens. Para eles, a educação deve ser o processo para levar o homem ao máximo possível de sua perfeição.

CONTEÚDO:

- Educação e o processo do homem rumo à perfeição.
- A busca do sentido em nossas ações.
- Sócrates e a defesa do conhecimento.
- A instauração da pedagogia filosófica e da filosofia pedagógica
- Entendimento, moral e virtude.
- Platão: o Mundo das Ideias
- Aristóteles: a natureza humana e a educação como atualização da potência.
- O pensamento metafísico se desdobrando na Idade Média.

DVD 02 - IMMANUEL KANT
Immanuel Kant, um dos mais importantes filósofos da história, foi diretor de escola e professor. Ele representou o momento mais significativo da filosofia na Idade Moderna e ainda influencia profundamente os pensadores da atualidade. Para Kant, todos os investimentos pedagógicos devem ser na direção de promover a busca pela perfeição, que se dá pela plenitude da moralidade. Para tanto, se deveria promover a disciplina, não como forma de opressão, mas para se superar o comportamento puramente instintivo. Valorizava a ampliação do conhecimento, particularmente o conhecimento científico, mas também da arte e da estética. Acreditava, enfim, que o sujeito deveria tornar-se cada vez mais moral, prudente, culto e emancipado.

CONTEÚDO:

- Comparação entre o projeto iluminista da modernidade e filosofias anteriores.
- O conhecimento não atinge as essências, mas apenas os fenômenos.
- Uma nova e surpreendente teoria do conhecimento.
- A ciência e a moral na escola.
- As condições da razão teórica e as possibilidades da razão prática.
- A Educação e a emancipação do sujeito.

DVD 03 - FRIEDRICH NITZSCHE
Para Nietzsche, a educação deve despertar as potências dionisíacas do homem, o que pressupõe uma crítica radical aos valores da cultura racionalista, presente na filosofia, na ciência e na própria religião. Segundo o filósofo alemão, a filosofia, a ciência, a religião precisam ser superadas, para que o homem possa agir por força de suas potências vitais, pela pulsação da vida, e não da razão lógica. A educação, portanto, deve estar no sentido da busca da liberdade do espírito, na potencialização da vontade de poder do indivíduo e da constituição de um homem superior, sem as amarras da religião, do Estado e dos valores morais ocidentais.

CONTEÚDO:

- Razão e sensibilidade: o dionisíaco contra o apolíneo.
- Uma filosofia construída a marteladas.
- A crítica à cultura decadente do mundo ocidental.
- Questionando a ciência, a filosofia, a religião e a moral ocidentais.
- Propondo a constituição de um homem superior.
- A educação em busca da liberdade do espírito

DVD 04 - ANTONIO GRAMSCI
Segundo Gramsci, a educação tem participação fundamental na elaboração, sistematização e irradiação da concepção de mundo que estabelece a ordem social tal como ela é, pois prepara os intelectuais, que são os agentes dos aparelhos de hegemonia. A educação tem assim papel importante na configuração, na disseminação e na reprodução da ideologia e, consequentemente, na preservação do poder das classes dominantes. Mas ela atua também como força de transformação social, mediante a elaboração, sistematização e disseminação de concepções de mundo contraideológicas. É nessa tensão constante que o educador exerce suas atividades, ora de preservação da ordem já constituída, ora de transformação dessa realidade.

CONTEÚDO:

- O lugar da filosofia na existência dos homens e como todos os homens são.
- A capacidade de sairmos do senso comum para chegarmos ao bom senso.
- O novo papel da ideologia e como esta é pensada como cimento da sociedade.
- A educação, a ideologia e a contraideologia.
- A educação como força de transformação.
- Atividade teórica e atividade prática.

Assunto: DVDs Pedagógicos
Autor: Cedic
Editora: Cedic
ISBN: 9788575302941
EAN: 9788575302941
Número volume: 01 Livro + 4 DVDs
Páginas: 70
Acabamento: Brochura
Tamanho (cm): 21x28

Coleção OS FILÓSOFOS E A EDUCAÇÃO I